A capacidade de amar intensamente é privilégio de poucos! Solares

"Eu tenho a alegria de dizer, nessa vida eu levo prejuízo o tempo todo, mas eu me alegro em cada prejuízo que levo, porque cada vez que eu consigo amar sem interesses, cada vez que eu posso me doar para alguém é o meu coração que ganha em qualidade e humanidade!"
Pe. Fábio de Melo

domingo, junho 20, 2010

I Look To You: Olhando para a Diva Whitney Houston



Não poderia passar este final de semana sem comentar a volta por cima da grande Diva Whitney Houston que no ano passado teve sua vida devastada pelas drogas. 
 
Gente tive a necessidade de escrever sobre ela, pois Whitney Houston é meu ídolo!. Não tem um relacionamento romântico vivido por mim que não tenha a trilha sonora desta grande Diva e vê-la em declínio, literalmente, foi uma visão deprimente. E eu que pensava que tinha problemas!

No final do ano passado, Whitney Houston concedeu, pela primeira vez, depois de sete anos, entrevista exclusiva em TV à cabo no programa de *Oprah Winfrey. Confesso gente que foi muito emocionante. Não só pelas declarações da Diva como também pela vários momentos de emoção que a apresentadora Oprah, comovida chorou junto com Whitney. O programa Oprah Winfrey Show é o programa de entrevista de maior credibilidade e audiência dos EUA. E a própria Whitney disse no momento da entrevista à Oprah, que não poderia contar o seu drama em outra emissora que não fosse em seu programa, pois com Oprah as suas palavras não seria distorcidas e nem sua dor seria banalizada, pois sabe da credibilidade que ela possui perante ao público e da sua sensibilidade em lidar com as mazelas humana capaz.

Whitney conta à Oprah sobre seu drama pessoal marcado pelo abuso de drogas, violência doméstica e pelo divórcio conturbado com Bobby Brown depois de 14 anos de união ."Ele (Brown) era minha droga. Não fiz nada sem ele", afirmou Houston sobre seu marido. Neste momento foram exibidas fotos do quarto da cantora que mais parecia um cativeiro; escuridão, ambiente todo desarrumado, várias seringas para o uso das drogas e ela em estado deprimente. Foram momentos dolorosos de se ver, não porque a pessoa em questão é um ídolo mundial, mas por termos a certeza de que Deus não fez nenhum ser humano para passar pelo que ela passou: chegar ao fundo do poço! Mas do que estar no fundo do poço é desejar dar a volta por cima, e Whitney em sua entrevista mostrou como fez isso.

"Tenho uma filha de 16 anos, coisa que transforma a vida de uma mulher. E quando você ouvir minhas músicas vai entender os processos pelos quais passei e além do mais: Eu estou mais experiente, mas sagaz." Contou no show.

O que fica da experiência de Whitney com as drogas, o divorcio e a violência doméstica é a certeza, até do que comentei em postagem anterior aqui mesmo em meu BLOG "Depois do cativeiro, o aprendizado: Finalmente a liberdade...", sobre o sequestro da nossa subjetividade e a submissão ao cativeiro. O que aconteceu com Whitney acontece todos os dias com pessoas do mundo todo, mas o desejo de reagir a esta situação só acontecerá quando tomarmos posse de nós mesmo e rompermos com as correntes da alma, que nos levam a condição de vítimas ( alguém cuja as fraquezas podem ser exploras) deixando-nos a mercê dos sequestradores e seus cativeiros, nos enredando de vez na trama do esquecimento dos significados.

Infelizmente a Whitney e milhares e milhares de pessoas passaram ou passam por esse tipo de sequestro, que não diz respeito só ao sequestro material, mas como também do espiritual, onde você é roubada de você mesma e impedida de ser pessoa. Mas assim como Whitney Houston, todos nós somos capazes de romper com essas amarras que nos tornam cativos, é só queremos!

Ao final da entrevista à Oprah, Whitney Houston divulgou seu novo álbum "I LOOK TO YOU YOU - Eu Olho Para Você". Que oportuno deixo descrito a sua letra, que diga-se de passagem é belíssima, para que possamos refletir sobre que tipo de relacionamento estamos tendo. Relacionamentos que promoveram liberdade ou que te tornaram cativos? Se hoje você tivesse que classificar sua postura no mundo, você se definiria como uma pessoa simbólica ou diabólica?
 
Que tal pensarmos sobre isso? Leiam cuidadosamente a letra da música, e se puder... baixe ela e ouça todos os dias.

"Uma coisa é certa. O perigo do sequestro da subjetividade mora ao lado, e de alguma forma ele já nos atingiu. Em proporções diversas, em intensidades diferenciadas, esse malefício contemporâneo já nos esbarrou. O importante é a reflexão que podemos fazer. Repensar as relações que foram marcantes em nossa vida ajuda-nos na análise que precisamos fazer" Pe. Fábio de Melo


Tradução

I LOOK TO YOUWhitney Houston

Eu Olho Para Você

Ao me deitar
O céu me ouve agora
Estou perdida sem uma causa
Depois de me dar por inteira

As tempestades de Inverno vieram
E escureceram meu sol
Depois de tudo que passei
A quem posso me voltar?

(Refrão)
Eu olho para você
Eu olho para você
Depois que toda a minha força se foi
Em você posso ser forte

Eu olho para você
Eu olho para você
E quando as melodias se foram
Em você ouço uma canção, eu olho você

(Verso 2)
Depois que perco a minha respiração
Não há mais porque lutar
Não há mais pensamentos de se reerguer
Procurando por aquela porta aberta

E cada caminho que tomei
Levou-me ao desgosto
E não sei se irei fazer
Nada a fazer senão levantar a minha cabeça

(Refrão)
Eu olho para você
Eu olho para você
Depois que toda a minha força se foi
Em você posso ser forte

Eu olho para você
Eu olho para você
E quando as melodias se foram
Em você ouço uma canção
Eu olho para você

(Coro)
O meu amor foi todo destruído (oh Senhor)
As minhas paredes caíram sobre mim
Caindo sobre mim (a chuva está caindo)

A chuva está caindo
A derrota está chamando (me liberte)
Preciso de você para me libertar
Leve-me para longe da batalha
Preciso de você para brilhar sobre mim

(Refrão)
Eu olho para você
Eu olho para você
Depois que toda a minha força se foi
Em você posso ser forte

Eu olho para você
Eu olho para você
E quando as melodias se foram
Em você ouço uma canção
Eu olho para você

Eu olho para você...
Linda Sol

 
* Oprah Winfrey é uma apresentadora de televisão e atriz, negra norte-americana, vencedora de múltiplos Emmys pelo seu programa Oprah Winfrey Show (GNT e Viva canal da Globosat) com maior audiência da história da televisão norte-americana há mais vinte anos. Seu prestigio junto as estrelas americanas é uma fato, seu programa semanal só este ano entrevistou a Diva aqui mencionada, Tom Cruise e Cameron Diaz, o elenco do Filme Eclipse, sem falar na entrevista do Presidente dos EUA Barak Obama na própria Casa Branca. Depois de apoiar e ajudar a candidatura de Barack Obama, Oprah Winfrey vai entrevistar pela primeira vez o Presidente dos Estados Unidos, desde que ele assumiu o cargo, em um programa especial de final de ano chamado Christmas at the White House: An Oprah Primetime Special, segundo o site Just Jared. O especial foi gravado na capital americana, que incluiu um tour pela Casa Branca, aproveitando a época de feriados, e uma entrevista com o Presidente Barack Obama e aprimeira – Dama Michele Obama. Oprah atuou pela primeira vez em 1985 no filme de Steven Spielberg A cor púrpura. No dia 20 de Novembro de 2009, Oprah Winfrey anunciou e confirmou o fim de seu programa para 2011, depois de mais de vinte anos no ar pelo canal de TV estudanese ABC. O anúncio emocionado da apresentadora foi feito ao vivo nos minutos finais de seu programa "The Oprah Winfrey Show". Segundo, Oprah, a decisão foi tomada depois de muita oração e meses de análises cuidadosas. Ela disse ainda: "Eu amo este programa, e amo o bastante para saber quando é hora de dizer adeus". Após o fim do seu programa, Oprah decidirá mais tempo ao seu novo canal TV (Oprah comprou um canal só para ela): "The Oprah Winfrey Netwoork .


"Não  permitas que te roubem "


Há pessoas que te roubam...
Há pessoas que te devolvem...

Pe. Fábio de Melo

Um comentário:

CPM - João Florêncio Gomes disse...

Olá Sol,

É uma música muito tocante, de uma suavidade principalmente com essos instrumentos tão harmoniosos. Viajei... e seguir ao som dessa melodia é entregar tudo ao Pai. Valeu!!!!!!!
Edivana