Nada como iniciar o segundo mês do meu Blog com um tema bem interessante."Curando Feridas", controle e repressão, da Psicóloga Rosimeire Zago. Como eu havia prometido vou transmitir a vocês a re-leitura que fiz de parte do seu material, pois o assunto tratado é bastante vasto. Rosimeire diz que:"Controlar é muito diferente de reprimir sentimentos.Reprimimos quando não nos permitimos identificar o que sentimos, e Controlamos quando, apesar de identificarmos o que sentimos, conseguimos obter o controle deste sentimento". Sua teoria basea-se na criança, que quando não tem o comportamento que corresponde ao que esperam ou desejam dela, age de forma a ser aceita por todos, ainda que de forma inconsciente, criando um falso "eu" que chamamos de MÁSCARAS.
Esse tema é bastante vasto, observemos que a maior parte de nossa vida é pautada em função das MÁSCARAS. Concordo com a psicóloga quando diz que, agimos de forma a sermos aceitos por todos, já que reprimimos quem somos para dar lugar a quem não somos, nos tornando vulneráveis aos agentes externos, ficando a mercê de sua aprovação e reconhecimento. Cada vez que utilizamos as MÁSCARAS para reprimimos nosso sentimento, nos distanciamos mais e mais do nosso verdadeiro "eu", e criamos um "eu" que esteja de acordo com o que todos desejam.
No mundo em que vivemos quase é impossível não usarmos as MÁSCARAS, já que demonstramos a todo tempo uma necessidade enorme de agradarmos as outras pessoas, isso nos distancia da nossa real necessidade e nos afasta de nós mesmos. Enquanto não tivermos disposição para enfrentar quem realmente somos seremos infelizes sempre e as MÁSCARAS serão acessórios diários em nossa vida. Busque o caminho da felicidade, não a felicidade efêmera que nos rodeia, mas sim a felicidade que faz o caminho para dentro de nós mesmos, e quando chegarmos lá, experimente abrir-se de forma a trazer à tona o seu "eu" interior. Que tal fazermos isso?
O importante é identificarmos o que de fato nos incomoda e as MÁSCARAS que constantemente usamos para reprimir esse sentimento. Agindo assim, você buscará reunir o seu "eu" de forma a eliminar o uso das MÁSCARAS por completo, atente-se para o fato de que isso não se dará como no passe de mágica, mas sim como um processo de conscientização do "eu", onde ele empregará esforços na reunião integral de si(eu), aproximando-se cada vez mais do seu "eu". Como faço isso? Para que sejamos livres das MÁSCARAS, precisamos nos apossar do nosso "eu", e o caminho para chegarmos a ele é percorrendo o interior de nós mesmos, um caminho difícil, doloroso, mas a única forma de se chegar ao verdadeiro "eu".
"A pessoa controlada amarra bem suas feras interiores, mas a pessoa que faz reforma intima domestica essas feras..."
SOL
3 comentários:
Muito bom todos os textos! A prática de um bom comportamento é algo dificil porque super sutil! Acho que a gente quando escreve fala de um lugar que estamos e/ou que gostaríamos de galgar! Tenho certeza que durante o processo de evolução a gente ajuda muita gente no caminho... isso de diversas formas...alguns escrevem, outros lêem, escutam e até reescrevem... acho de verdade que estamos sendo cada dia um pouco melhores justamente por esta ajuda mútua. Continue escrevendo, eu continuerei lendo e toda vez que meu coração falar virei aqui!
é importante ressaltar, minha linda filósofa. que o componente falso self, como sublinha winnicott, é uma defessa neurótica inconsciente, sendo nesse sentido psicopatológica. e o caminhopara reduzir os efeitos insalubres dessa casca defensiva não é outro senão o terapêutico, pois o ser , tão adaptado ao seu falso self, não consegue distingui-lo de sua real natureza espontaneamente, ainda que queira.
nós não usamos as máscaras. as máscaras que nos usam. qdo veiculamos a idéia de que usamos as máscaras , parece que temos alugma forças de consciência nesse sentido, o que é um equívoco.NÓS SOMOS , TODOS, AS MÁSCARAS E NÃO SABEMOS DISSO, A NÃO SER QUE CAIAMOS NUMA TERAPIA DE PROFUNDIDADE, NÃO TEMOS A ALTERNATIVA DE NÃO SERMOS MÁSCARAS, SOMOS MÁSCARAS E PONTO.É NOSSA SEGUNDA NATUREZA DA QUAL NÃO TEMOS CONTA. O QUE PENSAMOS , FALAMOS ,SONHAMOS, SENTIMOS, SÃO MÁSCARAS. MISTURADAS A TRAÇOS DE SOMBRAS E SELVES, LÓGICO. SOMOS MÁSCARAS!
Postar um comentário