Hoje é um dia triste e ao mesmo tempo alegre para mim. Triste por que é aniversário de morte do meu Professor e Mestre Jaime Sobrinho, alegre porque estou tendo a oportunidade de prestar-lhe essa homenagem aqui no meu Blog. Blog esse, que também é parte dele, já que suas últimas palavras para mim no hospital, foram de incentivos a escrever minhas idéias e de elogios de admiração para comigo. Eu não sabia que ele me admirava tanto... Obrigada Mestre e amigo por ter confiado no meu potencial e me ensinado a amar a arte de filosofar, arte essa que você soube demonstrar e fazer maravilhosamente bem. É com muita gratidão que transcrevo aqui aquela mensagem que escrevir para você em nossa última aula no Pelourinho (parecia até que eu sabia que nove meses depois você nos deixaria), mensagem esta que você fez questão de me dizer, lá no hospital, que adorou, me despertando para o fato de quanto ela foi significativa em sua vida. Valeu meu Mestre, obrigada por ter me ajudado a tornar verdade esse Blog.
Jaime,
Hoje é um daqueles dias em que "a cobra vai fumar" e a "galinha vai pular", ou ainda que vamos receber a "galinha pulando"... (expressões usadas em sala de aula por Jaime, quando queria chamar nossa atenção). É duro... mas, você nos libertou com sua Maiêutica do Mito da Caverna nos levando à Lógica, Razão e Conhecimento, nos mostrou ainda, que é possível nos livrarmos das amarras do fundo escuro da caverna e alcançarmos a Luz da Sabedoria e que a liberdade é uma conquista de cada um de nós através da insaciável sede do querer aprender.
Adoraríamos Beber mais dessa fonte, Néctar inesgotável do saber, pois dela elaboraremos a base construtora do nosso futuro, e você Jaime, será o nosso Mito mais real, se que isso é possível, O Deus Grego da Nossa Filosofia que transformará a nossa Tragédia Grega em Olimpíadas de vencedores.
É por este motivo que gostaríamos de registrar aqui os nossos mais sinceros agradecimentos a esse Gigante Titã que por muitas vezes transformou nossa aulas em uma verdadeira Arena de Duelos de valorosas experiências proveitosas, consideradas por nós como um Banquete.
Tenha certeza que nós o imortalizaremos na galeria dos Deuses Mitológicos, pois você é alguém para ser estudado na História da Filosofia, considerando que você é original e único tanto no Mundo das Idéias quanto no Mundo Sensível, já que é impossível copiá-lo.
Na nossa bagagem o lema: "Conhece-te a ti mesmo", será o princípio de todo o nosso estudo e você o exemplo de professor a ser seguido por todos nós.
Pelourinho, 14 de junho de 2003
Turma do curso de Filosofia 2º semestre
SOLARES
Turma do curso de Filosofia 2º semestre
SOLARES
"As pessoas não morrem, apenas passam para um outro estágio, ficando imortalizadas para sempre em nossas mentes".
SOL
3 comentários:
Muito linda! Espero q um dia eu tb receba uma homenagem como aquela - e q não precise estar morta para isso - rsos.
Edilma
Oi Sol!!!
A mensagem é de fato reluzente, não tive oportunidade de conhecê-lo, mas todos falam muito bem dele. Penso que deva merecer esta homenagem e outras mais. Parabéns pelo gesto singelo e carinhoso!!!
Edilma tem razão quanto ao seu objeto de desejo.
Ivana
Oi Sol!!!
A mensagem é de fato reluzente, não tive oportunidade de conhecê-lo, mas todos falam muito bem dele. Penso que deva merecer esta homenagem e outras mais. Parabéns pelo gesto singelo e carinhoso!!!
Edilma tem razão quanto ao seu objeto de desejo.
Ivana
Postar um comentário