A capacidade de amar intensamente é privilégio de poucos! Solares

"Eu tenho a alegria de dizer, nessa vida eu levo prejuízo o tempo todo, mas eu me alegro em cada prejuízo que levo, porque cada vez que eu consigo amar sem interesses, cada vez que eu posso me doar para alguém é o meu coração que ganha em qualidade e humanidade!"
Pe. Fábio de Melo

quinta-feira, novembro 25, 2010

FRINGE promove o pensar em alto potencial part 2

Agora que ficou Por Dentro de FRINGE, você ficou no mínimo instigado, e se não assistiu vai desejar assistir. Mas agora quero falar dos reais motivos que colocaram FRINGE na possibilidade de um cancelamento.
No inicio eu não levei fé na série que estreou em 9 de Setembro de 2008, como grande promessa em substituição ao fenômeno Arquivo X. Aliás sou fã incondicional desta série não houve até o momento outra que fosse melhor que ela. Por este motivo, confiante na promessa da substituição, assisti ao episódio de estreia de FRINGE, o chamado episódio PILOTO. Foi interessante, abordou de inicio um caso bizarro e misterioso, mas não senti firmeza da atriz principal Anna Torv (Agente Olívia Dunham) que estava longe de ser a Agente Danna Saclly (Gillian Anderson - excelente atriz) de Arquivo X. O meu grande problema da antipatia logo de cara da série se deveu as comparações. Baseei-me nas comparações e esqueci de me ater a promessa que não estava somente na substituição, mas sim no algo mais que a série estava trazendo. Isso impediu-me de ver a real proposta da série no que diz respeito a sua mitologia. Enquanto Arquivo X abordava os casos bizarros e baseava sua mitologia numa possível invasão de alienígenas com a aquiecência do governo, FRINGE aborda tudo isso tendo como mitologia a ideia de universos paralelos. Ignorei isso de cara porque estava baseando minha percepção nas comparações com Arquivo X e frente a isso passei a assistir FRINGE esporadicamente. Meu sobrinho David, também é fã de Arquivo X e FRINGE e diante da minha decepção com a segunda, tentou me motivar a continuar vendo a série me mostrando pontos que antes não tinha visto, e embora ele concordasse comigo que a mitologia não estava evidente, ele acreditava que isso era uma estratégia que o criador colocou para nos prender ainda mais a série, o chamado Recurso de roteiro - Cliffhanger. A crença do meu sobrinho nesta tese acabou por se concretizar, o recurso deu certo e o surpreendente desfecho do episódio duplo do final da segunda temporada não só empolgou como afastou o fantasma do cancelamento para FRINGE.
A terceira temporada veio ainda mais surpreendente, episódios criativos e enredados, histórias extraordinárias e inteligentes e uma mitologia de dar inveja a qualquer filme de ficção cientifica. Ação, drama, romance, suspense, mistério são ingredientes presentes de forma efetiva e clara nesta temporada. Mas nada disso tem sido suficiente para afastar novamente o fantasma do cancelamento da série de maior potencial inteligível. E por isso que estou aqui para falar de duas teorias sobre os motivos óbvios para o seu cancelamento. Tenho pelo menos duas teorias: a primeira fala do motivo óbvio: a baixa audiência; e a segunda é uma teoria critica levantada por mim para contestar os motivos óbvios da emissora (FOX canal fechado).

O motivo óbvio do cancelamento de FRINGE é a baixa audiência. FRINGE é produzida pela FOX, mas é exibida pela Warner toda quinta-feira às 23h no EUA, no Brasil é na terça-feira às 22h. Ela concorre com duas grandes outras produções GREY's ANATOMY e CSI. Não vou aqui julgar o gosto das pessoas pelas duas séries, até porque de vez em quando assisto as duas. Mas quero defender aqui o motivo critico da minha teoria que é o diferencial aditivo trazido pela série FRINGE no que diz respeito a promoção do pensamento. Não existe nada que a série GREY's ANATOMY tenha abordado que uma outra série do mesmo gênero (aborda o dia-a-dia dos médico em hospitais) não o tenha feito, inclusive existe uma outra série que passa logo após ela que tem a mesma linha PRAVITE PRATICE (inclusive alguns personagens de Greys Anatomys passeiam por lá de vez em quando), sem falar em ER (plantão médico aqui no Brasil), não existe o diferencial, a não ser de personagens; Já o CSI este promove o pensamento, mas também aborda os mesmos temas que outras séries de investigação. FRINGE não ficou só na promessa ela aconteceu infelizmente ela é uma série, ainda para poucos. Penso que a baixa audiência de FRINGE se deve a uma cultura nivelada por baixo que nos é imposta pelas grandes emissoras, seja de canal fechado seja canal aberto, uma cultura de conveniência que nos acorrenta e nos remete a caverna sombria da ignorância do senso comum relegando a razão, próprio da condição humana, a incapacidade de se manifestar. Penso que será pouco provável que a FOX ou qualquer outra emissora construa uma trama tão bem elaborada como nos moldes da série FRINGE para oferecer ao público, mas eles não estão preocupados com isso não, e nós também não, se eles são culpado pela nossa formatação, nós somos culpados em grau maior, pois nos permitimos ver qualquer coisa e nos furtamos de experiências novas. A promoção do pensar não é tão interessante para a Fox ou qualquer outra emissora, e nós? Dizemos pensar para quê? Pensar dá trabalho... e continuamos na caverna escura do grande Filósofo Platão que por incrível que parece é abordado na série quando aborda a possibilidade de dois mundos.

Eu lamento muito por aqueles que não tiveram oportunidade, não quiseram ou desistiram de ver a série, deixaram de vivenciar esse processo de promoção do pensar, coisa rara nos dias de hoje, mas, mais lamentável é ainda ver a grande mídia insistindo em nos dar essa cultura rasteira em detrimento da promoção do pensar. É por essa ótica que vejo a ideia do possível cancelamento da série FRINGE, a audiência é só um detalhe! Ignorar os efeitos benefícios que a seria tem aferido ao nosso sentido é catastrófico. Cancelar uma série que eleva e muito o alto nível da nossa função cerebral é lamentável.



  
Fãs do mundo todo da série, esta semana, iniciaram uma Campanha para salvar FRINGE do cancelamento. Criaram uma petição para ser assinada por todos os fãs e simpatizante da série. Quem tiver o interesse em se solidarizar com a causa e se as minhas postagem te sensibilizaram, acesse: http://www.petitiononline.com/FringeTV/petition.html.
Assine ajude os fãs do mundo todo a salvar sua série preferida. O site está em inglês mas creio que vocês não terão problemas em achar o caminho, se tiver, click no icone que diz: CLICK HERE TO SIGN PETITION, lá você preenche seu dados, e-mail e etc. depois click na bolinha em branco Available to Petition Author Avi e finalizar. Até agora já colhemos 13788 (treze mil setecentos e oitenta e oito) assinatura, mas falta a sua.
Obrigada Solares

Um comentário:

David Borges :D disse...

Concor plenamente. Estou muito triste com o provável cancelamento de Fringe...O mesmo ja aconteceu com outras como Invasion, Kyle XY...Infelizmente o "povão" gosta dos clichês...