Todos nós sabemos que o sofrimento é inevitável já que ele é fruto do processo de amadurecimento para nos tornarmos verdadeiramente humanos. O sofrimento atinge à todos indistintamente, quer sejamos bons, quer sejamos maus, ninguém está imune a ele, portanto pare de se perguntar por que isso aconteceu com você que só faz o bem? Isso não é condição de imunidade, o que verdadeiramente importa é a forma como você lida com a dor e a importância que damos ao sofrimento. Então o que fazer quando a dor nos visitar?. Sinceramente eu não sei, se soubesse não estaria sofrendo o tanto que estou, só sei que não existe receita pronta, mas há um conselho de um sábio Padre que diz: “Quando a dor resolver nos visitar deixe que ela entre.” Essas palavras sábias, neste momento, me parecem bastante oportunas e atingiu em cheio o mal estar dentro de mim.
Partindo da inevitabilidade do sofrimento, e ao abrirmos a porta para que ele entre, este grande sábio, que é pe. Fábio, nos convida a olhá-lo de uma outra forma. Observe o seu sofrimento e pense, se faz necessário mesmo você sofrer?, caso sua resposta seja sim, busque então, transformar sua dor em arte. Transforme-a em uma música ou melhor escreva sobre o que você está sentindo, talvez isso o faça superar. Penso ser as duas alternativas interessante, com a música choramos e nos aliviamos, e com a escrita fixamos o pensamento, os sentimentos e podemos refletir acerca daquele momento, o que estou sentindo faz sentido?. Nada de reclamações, nada de se vitimar, tenhamos coragem de ao invés de perguntar a Deus por que sofro? Mudemos a frase e diga: Deus ensina-me a sofrer e aprender com que sofro, isso é muito mais justo.
Resolvi me mergulhar nessa aventura de ser gente e tentar exercitar o conselho que pe. Fábio nos dá: Eu preciso sofrer com dignidade sem perder a minha integridade e enfim compreender, que os sofrimentos são como pontes, travessias, se não nos arriscar a fazer a passagem nunca saberemos de verdade se ela foi superada e aprendida. Quando estivermos do outro lado da ponte, cientes e fortalecidos de tê-las superado, aí sim teremos aprendido o verdadeiro sentido do sofrimento e seremos capazes de identificar, daqui para frente, o grande desafio de saber qual sofrimento vale apena ser sofrido.
Obrigada Padre Fábio mais uma vez, estou me arriscando fazer a travessia, mas não sei se conseguirei superar!
Tenhamos coragem para fazer a travessia !
Fiquem com uma letra da música de pe. Fábio que é lindíssima.
Sim À Vida
Pe. Fábio de Melo
Copo vazio nas mãos quando a água faltar
Águas que invadem a terra buscando um lugar
Verde que o fogo avermelha tornando cinza o chão
Guarás, flores, suçuaranas, a vida em extinção
Vozes vão interpretar uma nova canção
Canção que derrame na terra sementes de paz
Que seja capaz de alterar e mudar a direção
Dos ventos que trazem a sombra
Que assusta e ofusca a criação
Pra dizer sim à vida
Nós juntamos nosso canto
Convidamos outros tantos
Pra que a voz a este clamor possam emprestar
Pra dizer sim à vida
Não importa quem sejamos
Só importa o que buscamos
A herança que aos filhos vai ficar
Pra dizer sim à vida
Pra fazer tudo de novo
Pois a dor que dói no mundo
Já não pode esperar
Pra dizer sim à vida
Sim ao novo que virá
O motivo que nos move
E faz a voz não se cansar
Pra dizer sim à vida
Nós cruzamos as fronteiras
Nos tornamos iguais
Pra dizer sim à vida
Diga sim à vida!
Bjs
amo vocês!
Solares
Nenhum comentário:
Postar um comentário