A capacidade de amar intensamente é privilégio de poucos! Solares

"Eu tenho a alegria de dizer, nessa vida eu levo prejuízo o tempo todo, mas eu me alegro em cada prejuízo que levo, porque cada vez que eu consigo amar sem interesses, cada vez que eu posso me doar para alguém é o meu coração que ganha em qualidade e humanidade!"
Pe. Fábio de Melo

terça-feira, abril 13, 2010

Arvoreando: A Arte de ser encontrado por alguém

Dizem que a melhor forma de se apagar a traição e a decepção cometida por alguém próximo, muito próximo a você, é ARVOREANDO. Mas o que vem a ser ARVOREAR?, é a capacidade que alguém tem de enxergar uma pessoa em cima de uma árvore, e descobrir nela um amigo(pe. Fábio de Melo). É retirar essa pessoa do altar profano da vida e elegê-la especial no altar sagrado do seu coração. É assim que fazemos com a amizade, arvoreamos, tornamos forte sua raiz e geramos os frutos do amor para aqueles que queiram se juntar a nós.

Hoje estou em cima da árvore, triste e desprevenida e gostaria muito que alguém me enxergasse e me elegesse seu amigo. Não como um amigo quando lhe conviesse, mas como alguém importante em sua vida. Durante toda minha vida elegi e me doei as pessoas que amei demais, sempre busquei arvorear com elas levando em conta minhas precariedades e as delas também, tentei tornar o pior de mim e o delas em algo bonito, esse é o fruto da árvore : O AMOR, pois por pior que sejamos o amor é capaz de nos fazer apaixonar pela precariedade do outro. Mas não foi bem assim que aconteceu comigo os meus próximos... muito próximos... nunca se apaixonaram pela minha precariedade, eu nunca fui eleita por eles a nada, pelo menos é assim que me sinto agora depois dos últimos acontecimentos que me abateram, eu sempre fui aquela que convinha a todos, é muito triste perceber isso junto aos seus, mas por mais cruel que seja a verdade ela tem que ser encarrada de frente.

Mas sabe qual a melhor parte dessa história de traição e decepção? Apesar de tudo isso eu sou uma pessoa privilegiada e abençoada. Para os meus eu posso não ser importante, mas para os meus amigos que arvoream comigo, eu sou! São amigos que ao longos do tempo foram elegendo cada um de nós para formar a grande e sólida ÁRVORE DAS NOSSAS RELAÇÔES DE AMIZADE, no coração de cada um de nós somos sagrados e amamos a precariedade de todos porque aos nossos olhos ela é bonita.

A tempestade que me abateu tem me impedido de arvorear com vocês, dói tanto que não consigo chorar, mas quando ela se torna insuportável lembro-me de vocês e penso que se eu me esforçar mais e me recompor novamente terei forças para superar com a ajuda de vocês, pois não há nada que goste mais do que ARVOREAR COM VOCÊS, de ser encontrada e descoberta como amiga por você.

Não quero que vocês encarem este relato como de uma pessoa depressiva, de jeito algum!. Ele é apenas um desabafo triste e decepcionado provocado por aqueles que um dia pensei senti o mesmo por mim, mas ninguém gosta igual... eu concordo. Mas consideração e gratidão para mim é comum a todos.

Por fim, é muito bom ter amigos como vocês, espero arvorear anos e anos com vocês, Obrigada! Quero dedicar este relato triste , decepcionante e talvez alegre com os meus ARVOREADORES:

Shirlene – Minha amiga de infância, Juventude e Velhice arvoreamos muito juntas . A nossa árvore algumas vezes ameaçou cair, mas a raiz era muito forte e o fruto, do amor incondicional sobreviveu.

Rita – Uma amiga que é capaz de ver a beleza em tudo que é precário. Continue regando a raiz e Arvoreando com nosco.

Rosana – A amiga grude, 24 horas por dia ela manda torpedo dizendo que me ama e que sou sua melhora amiga. Obrigada por me fazer importante para você! Você ainda precisa saber o sentido de Arvorear.

Lúcia Soledade – Uma amiga Idosa e sábia, minha Coordenadora no CPM/Ribeira, que não cansa de dizer o quanto eu sou importante para ela, me liga às vezes só para dizer que está com saudade. Isso me deixa feliz! Ela cuida de mim que nem uma mãe. Ela é a árvore que nos sustenta.

Nilda – Outra amiga mãe, me paparica o tempo todo e estimula meu fruto (amor). Obrigada pelo carinho!

Ana Paula – A amiga que me pegou desprevenida e me elegeu do alto da árvore como sua amiga, mesmo sabendo da minha precariedade se aproximou de mim, ganhou minha confiança e é uma das minhas melhores amigas, diariamente temos arvoreado. Obrigada por tudo Deus te proteja!

Débora – A amiga surpresa, nunca dizia nada, mas foi decisiva quando minha mãe esteve internada e quando eu não pude honrar com meus compromissos trabalhista. Ela também me encontrou quando eu estava perdida, me elegeu como amiga e o nosso arvorear tem dado excelentes resultados. Valeu por tudo Deb, seja feliz!

Mota – Apesar de eu não ser da coligação da suas amizades, eu aprendi a respeitá-lo somente porque, apesar de não arvorear comigo, ele arvoreou com Ana Paula e Débora, ele tem sido um amigo leal para elas.

Batista – Um amigo de fé e irmão camarada se depender dele a nossa árvore vai ser a mais grandiosa e sustentável de todas.
Viviane - Começamos a arvorear agora e tem sido uma experiência maravilhosa. Beijos!

E finalmente, àquele amigão, TC Fiuza, O amigo que teve a capacidade de identificar o que eu tinha de pior e transformou em meu melhor e mesmo sabendo o quão difícil seria lidar comigo ele não desistiu de mim. Tem sido uns dos melhores arvoreador da nossa árvore e se preocupa com cada fruto que geramos. VAleu mesmo!
Vocês são a razão pela qual me sinto estimulada a virar essa página dolorosa, e continuar ARVOREANDO, pois em algum lugar existe alguém desprevinido necessitando ser olhado e eleito como nosso amigo.
"Ô minha gente! Não há nada mais bonito do que você ser achado quando está perdido. Não há mais bonito que você ser encontrado no momento em que você não sabe para onde ir, nem onde está. O amor humano tem a capacidade de ser o amor de Deus na nossa vida por causa disso. Porque ele nos elege. Por isso é bom ter amigos. Porque na verdade as pessoas amigas, elas antecipam no tempo aquilo que nós acreditamos ser eterno. Quando elas são capazes de olhar para nós e descobrir o que temos de bonito, mas que às vezes costuma ficar escondido por trás daquilo que é precário. Por isso é que eu agradeço muito a Deus
pelos amigos que tenho. Pelas pessoas que descobriram o que eu tenho de pior em uma coisa que tenho de bom e mesmo assim continuam do meu lado. Me ajudando a ser gente, me ajudando a ser mais de Deus. Ajudando a buscar dentro de mim a essência boa que a gente acredita que Deus esqueceu em cada um de nós. Ter amigos, como dizia meu amigo Maninho, é ARVOREAR. Lançar galhos, lançar raizes, para que o outro, quando olhe a árvore, saiba que estamos ali, que nós permanecemos para fazer sombra; para trazer ao outro o pouco do aconchego que às vezes ele precisa na vida. Arvorei, crie árvores, seja amigo!" (pe. Fábio de Melo)

Bjs a todos
Solares

Um comentário:

Unknown disse...

Solares, esteja certa de que este momento que tu vives pode estar sendo doloroso, mas não será eterno. Creio que você tem plena capacidade para absorver os ensinamentos que ele lhe dará. Por exemplo, você estará mais amadurecida, mais sensível.
Todos nós temos o nosso fardo diário para carregar. Há dias em que ele está mais pesado outros estará mais leve. Esta oscilação faz com que, por vezes, não percebamos os que estão ao nosso lado. A vida moderna nos conduz desta forma.
Bem, de qualquer modo lhe agradeço por me nomear um grande arvoreador. Mas em verdade o que desejo é ser um mero jardineiro para de forma simples poder adubar e mater esta árvore frondosa e germinadora de muitos frutos doces e gratificantes.
Roberto Fiuza