A capacidade de amar intensamente é privilégio de poucos! Solares

"Eu tenho a alegria de dizer, nessa vida eu levo prejuízo o tempo todo, mas eu me alegro em cada prejuízo que levo, porque cada vez que eu consigo amar sem interesses, cada vez que eu posso me doar para alguém é o meu coração que ganha em qualidade e humanidade!"
Pe. Fábio de Melo

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Por dentro do Filme Crepúsculo

Não dá para esconder o meu contentamento com o sucesso fenomenal do filme CREPÚSCULO. Saído diretamente das páginas do romance de Stephenie Meyer, crepúsculo vem atingindo em cheio, e muito em cheio, os corações dos adolescentes e àqueles que não são mais tão adolescentes assim, este é o meu caso.


Com um conteúdo bem interessante sobre um amor (quase) impossível entre uma mortal e um vampiro, imortal é claro. Crepúsculo tem os ingredientes necessários para despertar em nós, simples mortais, o romantismo. Coisa que tem se perdido entre nós humanos, devido a liquidez de nossos relacionamentos.


A história do filme encontra em nós uma acomodação, pois quem é que não gostaria de viver uma romance impossível? Ainda mais com um vampiro lindo, de bom caráter e romântico como Edward?


Mas, mais que um simples lindo filme, Crepúsculo tem diálogos bem desenvolvidos e coerentes, com uma pequena dosagem de comédia, aventura, temas ligados a ética/ moral e amor, ele conquistou plateias do mundo inteiro. Tudo isso para tornar o amor entre as personagens muito mais impactante. Vale à pena se deliciar!


Quero ressaltar também o quão meticuloso foram àqueles que deram vida ao romance. Os produtores. Eles traduziram com fidelidade o livro e fizeram isso com muita propriedade. Adaptaram apenas três cenas, o que não alterou em nada o livro. Na minha opinião ficou até melhor. Forneceram detalhes que enriqueceram ainda mais o filme. São esses detalhes que resolvi destacar aqui no meu BLOG, até porque percebi, ao término da sessão, que muitas pessoas questionaram algumas cenas como se elas tivessem deixado furos, coisa que não aconteceu. Mas, vamos lá, espero que eu consiga esclarecer alguns pontos, lembrando que são minhas teorias. O que não quer dizer que estejam explicitas no filme ou no livro. Eu adoro esse desafio!


POR DENTRO DO FILME CREPÚSCULO


  • Esclarecendo as dúvidas dos fãs com relação a quem se apaixonou por quem primeiro, digo: Bella se apaixona por Edward à primeira vista. Ele não. É a beleza inigualável do jovem vampiro que a atraí. Já o que atraí Bella aos olhos de Edward é o seu cheiro de fêmea, bem peculiar. O seu cheiro faz com que ele deseje seu sangue e por causa disso ele a rejeita, a ignora. O outro fator que leva Edward a se interessar por Bella é o fato de ele não poder ler sua mente(habilidade de Edwrd é a rapidez e ler mentes), uma mente confidencial e intocável. Não temê-lo, enquanto as demais garotas o faz, também aproxima Bella de Edward, desencadeando assim, uma amor, até então tido como impossível.

  • Por que Edward e sua família são bonitos e convivem entre os humanos, digo: A aparências da família Cullen, é descrita assim pela própria autora. Segundo Stephenie Meyer, ela sonhou com seus personagens da maneira que descreve no livro, e eles não possuíam caninos, nem vestiam roupas escuras, e nem tampouco tinham aparências macabras. A família Cullen, no filme, é linda literalmente. Os seus membros, desde o Dr. Cullen, um jovem médico, até Edward são todos lindos! São sete ao todo. Os filhos são adotados. Existem regas para se tornar um Cullen: a primeira delas, só são beneficiados com o dom da imortalidade àqueles humanos que não tenham mais nenhuma chance de vida; segundo, uma vez transformado em vampiro, a criatura é adotada pelo Dr. Cullen, que se torna responsável pela sua conduta, ele a ensina a controlar a sua sede e alimentar-se apenas com sangue animal(seu animal preferido são os cordeiros). Domesticadas suas feras os filhos de Dr. Cullen podem então, conviver sem nenhum problema com os humanos. Apesar de manter-se sempre distantes deles (nunca se misturam). Os filhos do Dr. Cullen frequentam normal mente a escola, e é la que Edward conhece Bella.

  • Dúvidas sobre se os Cullen comem ou não comida, eu digo: Não, nunca, eles também não dormem. Apesar de vermos uma cena do filme onde eles estão no refeitório da escola, com suas bandejas cheias de alimentos, eles não os comem. Fingem comê-los, finge mastiga-los, mas assim que se retiram do refeitório jogam suas bandejas no lixo ainda intactas (no livro é descrito essa passagem). Eles não comem, pois, por serem vegetarianos seu organismo não consegue fazer a digestão. Eles poderiam comer, mas não haveria digestão, restando a eles colocá-la para fora, através do vomito, por este motivo eles jamais comem. Não dormir proporciona aos lindos vampiros mais tempo para se domesticarem, e a estudarem, o estado de vigília exercita o controle de seus instintos, assim podem caçar durante a noite e saciar sua sede com sangue de animal.

  • Por que a cor dos olhos dos Cullen mudam de cor? Digo: Quando estão negros, significa que estão sedentos e que precisam se alimentar, então a família toda sai a caça. Quando estão na cor mel/topaz, significa que estão saciados totalmente. Já os outros vampiros que se alimentam de sangue humano, possuem os olhos vermelhos.

  • A tão ansiosa cena do beijo. Por que ela demora tanto para acontecer, digo: se prestarmos a atenção nesta cena, mataremos a charada. Edward diz a Bella que quer tentar algo, esse algo era o beijo. Mas, para isso ele pede que ela não se mexa, e daí até o beijo se concretizar, nós pedimos parar morrer! Demora um pouco, esse é um detalhe importante. Bella não pode se mexer porque ao se movimentar ela isala seu cheiro, e é o seu cheiro que desperta em Edward seus instintos. Essa é a minha cena favorita, ela é rica em detalhes e milimetricamente preparada com alta dose de romantismo. O desafio de Edward em testar seu controle, é magnífico! Percebemos também que quando ele concretiza o beijo, é Bella quem perde o controle, ela não resiste a tentação e se movimenta. Mas também quem ficaria parada com aquilo tudo de vampiro-homem? Não deu outra, no intuito de não perder o controle, Edward, bruscamente se lança à parede. E mais uma vez, ele percebe que quanto mais eles ficam próximo mais Bella corre risco.

  • Sobre a pergunta que não quer calar: por que Edward não transforma Bella em vampira e nem permite que ela seja transformada quando James a morde? Sobre isso digo: Existe um trato entre o clã dos Quileutes (lobisomens) e o clã dos Cullen (vampiros) eles poderiam ficar vivendo entre os humanos desde que nunca os mordessem. Até aí, tudo bem para os Cullen, eles são vegetarianos mesmos. Edward não poderia morder Bella, pois estaria quebrando uma regra da sua Família (ética e moral eram prioridades na família Cullen) . Mas James não a mordeu? Porque não deixar que a transformação aconteça? Por que ainda existia vida para Bella, e além do mais Edward amava toda a vitalidade que Bella possuía por ser humana, isso o fazia lembrar de quando ele era humano, e do privilégio que temos em sermos simplesmente humanos!

  • A frase: ...E então, o leão se apaixonou pelo cordeiro... um cordeiro estúpido...um leão doente e masoquista! Dita pelos personagem como jura de amor, qual o significado? Quero salientar que essa também é a minha teoria, não está explicita no filme, mas também não é tão difícil de deduzir! O leão é o maior predador que conhecemos, então quem é o predador no filme? Edward. A presa preferida do predador do filme é o cordeiro. Então.. o leão que é Edward se apaixonou por sua presa preferida, o cordeiro, que é Bella. Um relacionamento complicado não? Continuando... o cordeiro por sua vez se apaixonou pelo seu predador, o que é um sentimento estúpido, já que a qualquer momento ele pode vim a devorá-la. O leão, Edward, é um doente pois sabe que a ama mais que tudo, mais ainda assim deseja seu sangue, é um masoquista porque sofre sabendo que desejar seu sangue ainda era a parte maior que habitava dentro dele, e não sabia por quanto tempo ele resistiria.

Bem foi mais ou menos isso que essa minha cabecinha oca consegui identificar através do filme e da visita que fiz aos quatro livros da série Crepúsculo. Tem muito mais coisa, mas se eu fosse elencar todas elas não terminaria nunca essa postagem, como disse o filme é rico em detalhes! Vá ao cinema e destaque você... é a sua vez de registrar o que de bom o filme despertou em seu ser!


Ah! a ética e a moral implícitas no filme e também no livro são trabalhados de forma bem didática o que proporcionam a nós leitores e telespectadores uma reflexão sobre o assunto.


... E então, o Leão se apaixonou pelo Cordeiro...Um Cordeiro estúpido...Um Leão doente e masoquista!
Solares

Nenhum comentário: