A capacidade de amar intensamente é privilégio de poucos! Solares

"Eu tenho a alegria de dizer, nessa vida eu levo prejuízo o tempo todo, mas eu me alegro em cada prejuízo que levo, porque cada vez que eu consigo amar sem interesses, cada vez que eu posso me doar para alguém é o meu coração que ganha em qualidade e humanidade!"
Pe. Fábio de Melo

sábado, junho 30, 2012

O privilégio de poucos...



Posso dizer que sou uma pessoa Feliz! Tenho a presença constante em minha vida de um Deus que nunca desiste de mim e o amor daqueles que mais amo neste mundo. Meus sobrinhos-filhos.

Por conta da existência deles meu mundo é muito melhor, eles conseguem arrancar de dentro de mim o que há de melhor! E sou melhor por tenho em mim o privilégio de poucos: A capacidade de amar intensamente!!

Na minha existência a ideia de gestar um filho meu, foi afastada pelo privilégio que Deus me deu de poder participar da vida de cada um dos meu amados sobrinhos e foram várias participações... mais que especiais que guardo com muito amor nas minhas lembranças. Por vezes me pego ouvindo depoimento deles dizendo algo sobre mim, como por exemplo com eu fui incentivadora da cultura em suas vidas. Dani mesmo outro dia levou a mim, Beatriz e Giovanna (primas dele e minhas sobrinhas) ao cinemaque o levei quando era criança, hoje claro com outro nome (antigo Glauber Rocha) e contou a elas a experiência daquela época.
                                             Eu e Daniel
David (sobrinho/afilhado e irmão de Daniel) me disse outro dia que só gosta de assistir filme dublado, hábito que aprendeu com a mãe dele (para minha surpresa quando questionei - e sua mãe gosta de assistir filmes legendadado? Ele respondeu a minha outra mãe ora, você!), naquele momento eu experimentei o que não era do tempo, um misto de emoções que veio do agora, uma certeza de que algo de você existe neles e deles em você. David hoje é casado e o nosso tempo junto é quase nunca, mas sempre que o tempo se faz presente ele ainda me visita. Coisas de filho que casa... quer casa!

                                                        Eu e David
A minha sobrinha Eliomara (mora no Rio de Janeiro) quando esteve aqui recentemente, disse-me que a melhor lembrança que ela tinha de mim era de levando-a para comer um acarajé de uma senhora aqui em Salvador (e ela lembra com detalhes, aquilo que havia esquecido. Ela só tinha 05 anos!). Linda!


                                      Eliomara e seu filho Alexandre 


Bianca e Felipe, são irmãos e filho da minha irmã mais velha Nalvinha. A minha relação com Bianca sofreu mudanças ao longo do tempo. Éramos melhores amigas e um pouco cumplices, ela era a primeira mulher depois de uma leva de homens, buscava com ela a afinidade que gostaria de ter tido se tivesse uma filha. Hoje não sei muito dizer sobre nossa relação, mas tenho tentado respeitar esse momento.



                                             Eu e Bianca


Felipe foi uma surpresa na minha vida, a sua afinidade era muito maior com minha Dalva, quem particamente o criou. Mas com o passar dos tempos Felipe conquistou seu lugar na minha vida. Hoje de todos os meus sobrinhos ele é quem estar mais perto de mim, somos parceiros, estamos sempre juntos, sempre trocando figurinhos. Ele supre de forma gratificante a falta de Dani e David na minha vida.


                                                 Eu e Felipe                                                   

Rafael me dedica uma amor que nem mesmo sei decrever... Incondicional... uma amor puro e grandioso. É o mais próximo do amor de um filho que eu poderia ter (nos dias das mães ele smpre vem aqui em casa me desejar feliz dias das mães e salienta que sou para ele como uma mãe).

                                                         Rafael


Giovanna (irmã de Rafael) é bem parecida comigo no temperamento. Mas diferente de mim ela é a patricinha da família. É um ser humano cheio de vida, é alegre e feliz. Admiro isso nela. Passamos pouco tempo juntas, mas quando estamos juntas é só farra.

                                                   Eu e Giovanna 

Ana Beatriz aprendeu comigo a ler e agora toda coleção de livros que faço, primeiro tenho que fazer para ela, ela conseguiu ter a coleção toda do Percy Jackson, que eu ainda não consegui concluir. Somos muito cúmplices e amigas.

                                       Eu e Beatriz


Moisés é o sobrinho “chaveirinho”, era o mascote da turma, mas perdeu o posto para Letícia a nossa caçulinha. Moisés é um presente sem igual, inteligente e de temperamento forte ele é o motivo da minha maior atenção neste momento. No seu aniversário de 6 anos quando fazia com sua mãe a lista de convidados, ao ser peguntado por ela quem seria a primeira pessoa a ser convidada, ele respondeu: Minha Tia Dadau! Minha irmã disse que eu não precisava de convite pois era da família, mas ele não se conformou... reafirmou que a primeira convidada seria eu! Que chic heim? Sem falar que ele me deu de presente o quadro que ficou na entrada do salão no dia do seu aniversário e que até hoje está na parede do meu quarto até hoje. Coisas de Mó!

                                         Eu e Moisés


Agora é a vez da nossa nova mascote Ana Letícia (irmã de Ana Beatriz), com ela voltei a época de David e Daniel. Let, revigora e reafirma o meu amor pelos meus sobrinhos, faço com ela o que fazia com os meninos, canto suas canções (balão mágico) e ela parece responder a isso. Pimpão é sua prefrida, sem fala no bem vence o mal de He-man, ela adora! Sei que tenho muito ainda para oferecer a ela se Deus assim permitir!. Ana Letícia é a certeza que eu precisa de que filhos não são os nascidos de você, mas os que amam você!

                                                    Eu e Letícia
De todos os meus sobrinhos o menor contato que tive foi com Karina (irmã de Eliomara mora no Rio também), mas isso não quer dizer que seja menos importante, acredito que Deus reserva para nós momentos muito produtivos no futuro.

                                          Karina e seu filho Miguel 


Querem saber o resultado dessa mística?
 
 Eis aqui a razão da minha existência!

Não há como não ser feliz diante do que aqui foi descrito. Muitas pessoas dizem que ser mãe é o momento mais pleno e completo da mulher, concordo! Mas existem outras formas de se ser mãe e conquistar essa plenitude e completude. 

Digo porque conquistei! Por conta disso resolvi compartilhar com vocês este momento, consciente, pleno e completo da minha vida afetiva. A vocês, o meu muito obrigada por terem me concedido a oportunidade de fazer parte de suas vidas e por terem legitimado em mim a capacidade de amá-los intensamente. 

Vocês são o meu motivo par rir e conduzir com leveza e sabedoria a minha existência, amar não é tarefa dificil para nós, amar é um privilégio de poucos!


Agora não há a menor possibilidades de que eu diga meu nome sem que me lembre dos seus!
  
Amo vocês sempre!

Tia Dadau

14 comentários:

Nal disse...

Muito bem elaborado minha irmã, Parabéns!
Assim como vc amo os meus sobrinhos.
Parabésn!!!!!!
Nal

Anônimo disse...

Lindo demais.
Giovanna

Unknown disse...

Tiiia!

Ficou lindo! Amo vc e toda a nossa familia! Também espero que possamos ter mais contato no futuro!

Beijoos!

Daniel disse...

Amei tia! Com todos os problemas que toda família tem, somos sim uma família muito feliz!

Bianca disse...

Gostei muito , entre brigas e dentre outros descasos você sempre foi e sempre será nossa tia do coração.

Felipe disse...

Adorei tia!!!
Saiba que a recíproca é verdadeira, gostamos sim dos ótimos momentos que passamos juntos com vc, seu trabalho com tia/mãe é sim bem executado...
bjokas

Unknown disse...

Realmente você é uma mãe para os meninos e acho isso muito lindo! Parabéns, adorei o texto.

Renata Santos disse...

Muito lindo e emocionante!!
Que privilégio eles têm de ter uma tia tão especial...

Um grande beijo, mulher!!

Carolina disse...

Que lindo! Eita tia babona! Gostei muito do blog! parabéns por sobrinhos que tanto te amam! ;)

Moema Lívia disse...

Muito legal mesmo professora,amei de verdade. Isso sim é amor pela família ,parabéns por esse amor tão lindo e vinculo materno da senhora seus familiares. Felicidades. Um beijo.

Por: Moema Musse.

Anônimo disse...

Muito legal mesmo professora,amei de verdade. Isso sim é amor pela família ,parabéns por esse amor tão lindo e vinculo materno da senhora seus familiares. Felicidades. Um beijo.

Por: Moema Musse.

Anônimo disse...

Muito legal mesmo professora,amei de verdade. Isso sim é amor pela família ,parabéns por esse amor tão lindo e vinculo materno da senhora seus familiares. Felicidades. Um beijo.

Por: Moema Musse.

Moises disse...

Muito Legal!
Te amo Tia

Eliomara disse...

Tiaaaaaa....que lindo!!!!!
Apesar da distância, não sentimental, territorial mesmo..
Meus sentimentos nunca mudaram...sempre amarei vc, e sempre tenho em meus pensamentos flashes dos momentos em que tive com vc...Obrigada pelo amor que me é dedicado!!!