Dizem que a melhor forma de se apagar a traição e a decepção cometida por alguém próximo, muito próximo a você é ARVOREANDO. Mas o que vem a ser ARVOREAR? é a capacidade que alguém tem de enxergar uma pessoa solitária em cima de uma árvore, e descobrir nele um amigo(pe. Fábio de Melo). Eu sempre concordo com os pensamentos de pe. Fábio, além de ser sua admiradora, sua coerência e sabedoria sempre me levam a uma reflexão, como a frase citada acima. Quando ele fala de arvorear é escolher alguém como amigo, é retirá-lo da condição solitário de estar em cima da árvore, do lado profano, e elegê-lo como alguém importante no altar sagrado do seu coração.
Tenho, faz tempo, tirado alguns momentos para arvorear, mas não tenho tido muito êxito, a traição e a decepção cometida por alguém a mim, tem arrancando os meus galhos, mas passado o desencontro, recomeço a arvorear, eu nunca desisto.
Esta semana foi uma semana muito difícil para mim, um tsunami me atingiu e por mais que de um tempo para cá eu esteja buscando o equilíbrio, a disciplina para neutralizar coisas impactantes ao ponto de não me abater, confesso que não consegui, e a vontade que tive foi de abandonar tudo e dizer tudo que eu pensava, mas aí veio a minha mente pe. Fábio de Melo, e o ouvi dizendo para mim: SILÊNCIO É A ÚNICA FORMA DE DIZER, O SEU SILÊNCIO VAI SIGNIFICAR MIL PALAVRAS,” E assim, fiz meu silêncio audível para todos supostamente esperavam o contrário. É impressionante como os melindres das pessoas as levam a não arvorear e se isolar no alto da árvore sem sequer ser visto e retirado de lá. Essas pessoas preferem serem vistas e levadas pelos outros, que com certeza não as querem tirar do profano e colocá-las no altar sagrado do seu coração. Esses outros só semeiam a infertilidade da árvore. Uma árvore sem amor não floresce e nem dá frutos. Mas fazer o que? É uma pena, pois essas pessoas perdem a oportunidade de fazer parte da árvore das amizades verdadeiras por estarem motivas por emoções não muito boas.
Estou tentando digerir o acontecimento, anteontem a decepção foi amenizando, ontem diminuir um pouco, hoje diminuiu mais, amanhã estará superado e eu voltarei a arvorear como sempre, pois não há nada do que eu goste mais do que eleger pessoas para colocar no altar do meu coração como amigos.
Estou neste momento estou ARVOREANDO com meu colegas professores do CPM/Lobato: Renatinha, Miguel, Célia, Ana Célia, Nagla, Pedro, Reinado, Luciano (Tobogã), Leonor, Madalena e alguns alunos meus do 2ª Série do ensino médio (não dá para citar) e os meus alunos do 1ª Série do ensino médio, vamos fortalecer a raiz dessa amizade, para que ela gere frutos do amor puro para aqueles que queiram se junte a nós.
A decepção com um e outro sempre vai acontecer, porque somos seres humanos e sempre esperamos o melhor das pessoas, o nosso erro é não perguntar se ela está pronta para nos dar esse melhor.
Mas continuo arvoreando mesmo que a decepção volte a me abater, porque cada vez que me abato eu me elevo e ganho em qualidade.
Mas sabe qual a melhor parte da decepção? É que mesmo me abatendo eu me sinto uma pessoa abençoada e privilegiada e isso me impulsiona a continuar, não para os que se melindram, mas para os meus amigos que arvoreiam comigo e que são capazes de amar até as minhas precariedades, como amo as deles.
Arvorear
É a capacidade de alguém te encontrar quando você está perdido!
pe. Fábio de Melo
Bjs
Quero continuar ARVOREANDO COM VOCÊS, não há nada melhor do que ser encontrada e descoberta como amiga por você.
Solares
2 comentários:
Solares, você tem muitas coisas superiores com as quais se preocupar, independentemente das coisas insignificantes que possam te acontecer. A sua chegada ao CPM Lobato foi uma verdadeira renovação, e eu, como sua simples aprendiz, só tenho a agradecer por ela! É um privilégio arvorear contigo: Você é uma das pessoas mais admiráveis e verdadeiras que conheci! Te adoro!
Estupenda!
Postar um comentário